A terceirização de mão de obra é uma prática permitida no Brasil, regida pelas Leis n.º 13.429/2017 e 13.467/2017.
Ela consiste em contratar uma empresa para cuidar de certas tarefas e processos, ao invés de criar e manter uma equipe própria. Dessa forma, a empresa pode dedicar máxima atenção às suas atividades estratégicas e, ao mesmo tempo, contar com profissionais capacitados para realizar os demais serviços.
Benefícios da terceirização de mão de obra para as empresas:
Redução de custos: a terceirização reduz gastos com recrutamento, férias, exames admissionais, treinamentos, uniformes e pagamento de encargos trabalhistas dos funcionários terceirizados. Tudo fica a cargo da empresa terceirizada. Assim, os empreendedores conseguem ter maior previsibilidade de gastos durante o mês.
Foco no que é prioritário: ao terceirizar, a empresa pode concentrar seus esforços nas atividades principais e estratégicas.
Mão de obra especializada: a terceirização garante acesso a profissionais especializados e experientes, sem a necessidade de investir em treinamentos internos.
Rápida substituição: em caso de necessidade, a terceirização facilita a rápida substituição de colaboradores, minimizando o impacto nas operações.
